PM aborda 11,7 milhões de pessoas nos portais no Carnaval 2020

Quase 12 milhões de foliões que passaram pelos 42 portais de abordagens instalados nos acessos aos três circuitos (Dodô, Osmar e Batatinha) do Carnaval 2020 foram abordados por policiais militares. Há cinco anos os portais de abordagens têm sido uma ferramenta fundamental para impedir que o público leve para a festa objetos que possam colocar em risco a integridade física das pessoas. Os policiais utilizam detectores de metais e cães farejadores da Companhia de Operações com Cães (COC) do Batalhão de Choque para otimizar as revistas. Neste ano os pms detiveram 77 pessoas e apreenderam 106 entorpecentes.

Uma das novidades da PM em 2020 foi a Força Integrada de Proteção à Mulher, resultado da união das unidades especializadas Ronda Maria da Penha e Batalhão de Polícia de Choque, que promoveu ações de conscientização junto ao público policial militar e a sociedade civil, além de atuar no patrulhamento especializado no circuito Dodô, que reuniu o maior número de foliões neste ano.

A patrulha integrada efetuou uma prisão em flagrante no domingo (23), que resultou na condução dos envolvidos para Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Já na madrugada de terça-feira (25), uma vítima de violência doméstica foi conduzida para realização de registro também na DEAM.

Entorno da festa - A Operação Folia e Paz intensificou o policiamento no entorno dos circuitos, pontos de ônibus, entorno das estações de metrô e nos principais corredores de tráfego para oferecer mais segurança ao folião na ida pra festa e na volta pra casa. Durante o carnaval foram abordadas 41.513 pessoas, 254 estabelecimentos comerciais e 6.534 veículos (1.184 ônibus, 2.435 carros, 893 táxis e 2.022 motos), além de 2.701 pontos de ônibus. As ações resultaram na apreensão de sete armas de fogo, na condução de 78 pessoas e em 77 prisões em flagrante, além de um mandado de prisão cumprido e seis termos circunstanciados - crimes de menor potencial ofensivo.

Turistas - A segurança do turista foi intensificada ao visitante que veio curtir o carnaval na capital baiana. A Polícia Militar disponibilizou um serviço 24 horas de acompanhamento turístico realizado pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e do Batalhão Especializado em Polícia Turística (Beptur). A PM realizou 93 acompanhamentos durante a folia momesca com 1.218 pessoas e atendeu 2.087 turistas, que contaram também com o suporte de policiais militares bilíngues.

Documentos perdidos - A Ouvidoria da Polícia Militar da Bahia já catalogou mais de 858 lotes de documentos perdidos dos foliões nos três circuitos da capital baiana (Dodô, Osmar e Batatinha) e cada lote pode ter muito mais de um documento. A PM já encontrou carteiras, chaves, celulares, mochilas, bolsa, certidão de nascimento, bíblia, dinheiro, carteira de trabalho, passaporte, entre outros.

O folião pode resgatar o documento de identificação perdido durante o carnaval até o próximo domingo (1º), das 8h às 20h no Quartel do Comando Geral (QCG) no Largo dos Aflitos. Para isso, deve acessar www.pm.ba.gov.br, no link “Documentos Perdidos”, verificar se a PM encontrou a identificação perdida, e anotar o número do lote do documento cadastrado, essencial para conseguir fazer a retirada. A partir de segunda-feira (02/3), o folião pode se dirigir ao SAC do Shopping Barra para resgatar os documentos.

Rodovias estaduais – A Operação Carnaval nas rodovias estaduais, que segue até o final desta quarta-feira de cinzas (26/2), policiais militares abordaram 13.879 pessoas que estavam em 9.194 veículos. Como resultado das abordagens preventivas, a PM recolheu 46 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH), apreendeu 48 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), além de 84 veículos retidos, 2.809 autos de infração extraídos, dois veículos recuperados, 10 pessoas conduzidas e sete presas em flagrante. Também foram autuados 1.839 veículos por excesso de velocidade através de radar. Como a Operação Carnaval 2020 nas estradas termina hoje, até o momento foram registrados 33 acidentes atendidos que envolveram 4 vítimas fatais, 13 pessoas feridos gravemente e 18 com ferimentos leves.

Pesquisa de satisfação - A Ouvidoria da Polícia Militar da Bahia realizou um trabalho de pesquisa de satisfação durante o carnaval e ouviu 2.588 foliões em todos os circuitos oficiais. Uma das novidades deste ano foi o funcionamento dos portais de abordagem com câmeras de reconhecimento facial durante 24h, e 85% dos foliões ouvidos acreditaram que isso melhorou a segurança. Entre as pessoas que responderam a pesquisa, 72% disseram confiar no trabalho da Polícia Militar e 85% afirmaram se sentir seguros com a PM. O serviço executado pela corporação que mais agradou foi a segurança nos portais de acesso (38%), seguido do serviço das patrulhas (34%).

BloggerFlickrTwitterYoutubeFacebookInstagram