Capelães

1º CAPELÃO

DOM FRANCISCO DA NATIVIDADE CARNEIRO DA CUNHA

Capelão do Exército, Voluntário da Pátria e Monge Beneditino

Nasceu na Bahia em 03 de setembro de 1825, foi ordenado em 30 de novembro de 1848, pregador imperial de grande fama no seu tempo, cronista da ordem, acompanhou como Capelão Militar a Guerra do Paraguai, esteve no Rio de Janeiro entre 1867 a 1869, na Bahia foi Secretário do Reverendíssimo Dom Abade Geral Frei Domingos. Faleceu em 15 de fevereiro de 1899, seus restos mortais se encontram no Mosteiro de Bento. (Fonte: Arquivo do Mosteiro da Bahia)

2º CAPELÃO

PADRE EDMUNDO JUSKEVICS

Padre Edmundo

Em 06 de janeiro de 1960, Pe Edmundo Juskevics foi contratado para ficar a frente dos atos religioso na Capelania, tendo vencimentos e honras do posto de Capitão. Em 08 de maio de 1962 teve efetivada a sua função de Capelão Chefe da Assistência Religiosa, sendo promovido em 02 de julho desse mesmo ano ao posto de Major, vindo a falecer em 21 de outubro de 1987, no posto de Tenente Coronel. Seus restos mortais encontram-se na Capela Nossa Senhora da Piedade, na Vila Policial Militar do Bonfim.

3º CAPELÃO

PADRE CLARINDO OLIVEIRA REIS FILHO

padre clarindo

Em de 15 de novembro de 1987, o Cardeal Dom Lucas Moreira Neves realizou a ordenação do Pe. Clarindo e no dia 25 de abril de 1990, o designou para ser o novo Capelão da PMBA. Depois de ter feito estágio na Diretoria de Ensino foi nomeado 1º Ten PM por decreto do Governador do Estado, em 30 de Agosto de 1990. O Pe. Clarindo desde que foi ordenado sempre exerceu duas missões na Igreja, foi Pároco na Paróquia Nossa Senhora do Ó, em Paripe, e ao mesmo tempo, Pároco na Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Salinas das Margaridas onde dava assistência no último fim de semana de cada mês. No mesmo dia da sua indicação como Capelão da PMBA, em 25 de abril de 1990 foi nomeado Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Alto de Coutos, acumulando esses dois serviços até 26 de novembro de 1995, quando entregou a Paróquia Civil ao Arcebispo local.

4º CAPELÃO

PADRE RENATO MINHO FIGUEIREDO FILHO

alt

Nasceu em 26 de janeiro de 1967, na cidade de Salvador, foi ordenado em 24 de maio de 2003, na Diocese de Eunápolis, Bahia. Suas principais atividades foram: Administrador da Quase Paroquial Santo Antônio, no município de Cabrália, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no município de Belmonte, Pároco da Paróquia Santa Lúcia, no município de Eunápolis. Outras atividades desempenhadas na Diocese de Eunapolis: Administrador do Abrigo São Vicente de Paulo, no município de Belmonte-Ba, Coordenador da Cáritas Diocesana, Coordenador da Pastoral da Terra e Coordenador da Pastoral Carcerária. Também foi Administrador Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Ilha de Vera Cruz-Ba. Em Salvador-Ba foi Cooperador da Catedral Basílica de Salvador, Administrador da Paróquia Santo André, no bairro do Vale das Pedrinhas e Pároco/Capelão da Paróquia Nossa Senhora da Piedade da PMBA.

ATUAL CAPELÃO

PADRE ROGÉRIO DA PURIFICAÇÃO MOREIRA

CÔNEGO DIMAS

alt

Nasceu em 26 de março de 1985, Itiruçu – BA. Em 9 de fevereiro de 2005 ingressou na Ordem Premonstratense, fundada por São Norberto, fez seus votos religiosos aos 18/12/2005, proferiu sua profissão solene aos 04/12/2011, ordenado Diácono aos 03/02/2012, e Sacerdote aos 06/06/2012, Formador e mestre dos postulantes em 2009, Responsável pela Comunidade de Santa Rita 2005 a 2007, Responsável pela Comunidade Santa Teresinha 2008 a 2010, na Paroquia Nossa Senhora de Aparecida e Santa Catarina de Sena – Itinga, Lauro de Freitas – BA, Responsável pelas 06 Comunidades da Área Pastoral 04, de 2012 a 2013, e Responsável pelas 14 Comunidades da Área pastoral 02, de fevereiro 2013 a maio de 2014, ambas na mesma Paróquia. Professor de filosofia no Instituto Filosófico Beato Thiago Kern, Professor na UCSAL no curso de Extensão em Teologia, Professor do curso de Extensão em Teologia na Faculdade São Bento, Professor da Escola Diaconal Arquidiocesana, Conselheiro em 2012, Assessor da Comissão Arquidiocesana de Diáconos em 2013. Pós Graduação em Espiritualidade Bíblica pela Faculdade São Bento da Bahia.

Em julho de 2014 foi indicado para Capelão da Polícia Militar da Bahia, escolhido pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ, foi empossado oficialmente pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Estevam dos Santos Silva Filho, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, no dia 27 de novembro de 2014, por Ordem do Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Fernando Guimarães, Arcebispo do Ordinário Militar do Brasil, em meio a Grande e Bonita Festa que tradicionalmente é realizada para Celebrar a Virgem das Graças, Padroeira da Vila Policial Militar do Bonfim.

Última atualização em Qua, 03 de Julho de 2019 09:56

BloggerFlickrTwitterYoutubeFacebookInstagram