Polícia Militar da Bahia

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Ações Sociais

E-mail Imprimir PDF
Trabalhos desenvolvidos junto à comunidade:
Aleitamento Materno, Doe órgãos. Doe Vida, Grupo Escoteiros do Fogo Maestro Wanderley.

ALEITAMENTO MATERNO - BOMBEIRO AMIGO DO PEITO

O projeto se destina ao incentivo do aleitamento materno, coleta do leite de mulheres doadoras, as quais o produzem em grande quantidade, e doam para pasteurização, realização de exames para controle de qualidade do leite humano e manutenção do banco de leite dos hospitais que tem bebês internados.

A realização da coleta e conscientização da população é efetuada por equipe do Grupamento Salvar. Para acionar os bombeiros, as doadoras devem ligar para telefone 193 e deixar seus dados para contato. A atitude de doar leite humano é um ato de amor e solidariedade às mães que não conseguem amamentar e ajuda a salvar vidas de bebês que estão doentes.

DOE ÓRGÃOS. DOE VIDA.

Preocupados em desenvolver ações diretas e eficazes no esclarecimento, orientação e conscientização do processo de doação de órgãos e tecidos, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Bahia, juntamente com o Sistema Estadual de Transplantes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB, objetiva provocar, de forma inovadora e exemplar, mudanças de atitudes e valores da sociedade, que resultem no aumento dos transplantes salvadores de vidas. Assim, o Corpo de Bombeiros presta solidariedade às pessoas, em lista de espera e transplantados, e seus familiares, proporcionando assim uma ação multiplicadora quando do desempenho das atividades de prevenção, ao incentivar a doação de órgãos à população baiana.

GRUPO ESCOTEIROS DO FOGO MAESTRO WANDERLEY.

No COBM (Comando de Operações de Bombeiros Militares) da PMBA, funciona o Grupo de Escoteiros do Fogo Maestro Wanderley, cinqüentenário composto por 70 (setenta) crianças e adolescentes, filhos de bombeiros e de civis, acompanhados pelo CB e pelos seus instrutores e conselheiros na prática educacional, utilizando a disciplina para a conservação e preservação do meio ambiente, bem como criando mecanismos de melhora no relacionamento com seus familiares e a sociedade, e ainda com os ações de cidadania, no atendimento à comunidade soteropolitana, com prevenção, através de treinamentos de combate a incêndios, salvamento aquáticos e primeiros socorros.

A parceria Bombeiro-Escoteiro proporciona às crianças e adolescentes, a prática de boas ações, o aprendizado das técnicas básicas de primeiros socorros, o correto atendimento ao público, e ainda entrosamento e aproximação com o serviço prestado pelos soldados do fogo.

A colaboração do Poder Público sugere a construção de uma nação melhor e é sinônimo de responsabilidade social com o ambiente em que vivemos, fazendo com que as crianças recebam orientações devidas e sigam caminhos corretos. Assim, trabalhamos na preparação de inúmeros líderes, pessoas que terão uma maior probabilidade de atuação, com postura íntegra, seriedade e firmeza nos setores público e privado.

As inúmeras as possibilidades de integração do bombeiro com o escotismo, funcionam como elementos facilitadores para a prática dos seus princípios: atendimento a crianças perdidas nas praias, prestação de informação ao público, multiplicador de dicas de segurança, enfim ajuda ao próximo em várias circunstâncias.

 

LIGABOM

Banner

Defesa Civil - Bahia

Banner

BloggerFlickrTwitterYoutubeFacebook