Polícia Militar da Bahia

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Projetos Sociais - BCS

E-mail Imprimir PDF

Projetos Sociais nas áreas das BCS - Bases Comunitárias de Segurança  

41ª CIPM - BCS Calabar

19ª CIPM - BCS Fazenda Coutos

40ª CIPM - BCS Nordeste, Santa Cruz e

Chapada de Amaralina

81ª CIPM - BCS Itinga

8º BPM - BCS Porto Seguro

CDC - CENTRO DIGITAL DE CIDADANIA

O curso é uma ação que promover a Inclusão Digital, através de aulas práticas e teóricas de uso de tecnologia através do uso do Centro Digital, implantado na Base Comunitária de Segurança de Fazenda Coutos. 

        Este curso aborda ainda, de forma interdisciplinar, os relevantes temas: Cidadania e Prevenção à Violência, promovendo a disseminação de valores que fomentem a reflexão e o mobilizem os indivíduos à transformação de suas realidades sociais.  

CDC

19ª CIPM - BCS Fazenda Coutos

 PROJETO VIDA LEVE

A Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA), através da Base Comunitária de Segurança Pública (BCS) de Fazenda Coutos, com fito de mobilizar e interagir com a comunidade local com a intervenção proposta pelo Projeto Vida Leve, que busca promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas que compõem a melhor idade através da prática da atividade física. Para tanto, fora estabelecida a parceria entre as Unidades de Saúde locais para que fossem atendidos idosos já acompanhados e que tenham, dessa forma, orientação médica para prática da atividade sem riscos à saúde. O projeto é desenvolvido por policiais militares com formação acadêmica em Educação Física e profissionais dos Postos de Saúde, configurando-se num serviço voluntário que beneficia moradores da comunidade e dos bairros do Subúrbio Ferroviário.


Vida leve 

     PROJETO PRIMEIRO SOM

     A música, como sabemos, é uma linguagem universal, capaz de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. É por meio da música que habilidades e sentimentos são aflorados e colocados à disposição da aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento. A música, além de fazer parte do rol das inteligências múltiplas (H. Gardner,1985), desenvolve habilidades no aluno que o ajudarão a conhecer diversas culturas e a criar possibilidades de ação em busca de um mundo melhor.

      O projeto PRIMEIRO SOM visa formar uma turma com um número máximo de 100 (cem) crianças e adolescentes, moradores da região do Subúrbio de Fazenda Coutos. Divididos, inicialmente, por turmas de prática de instrumentos musicais, sendo: teclado, violão, percussão, flauta doce.  O curso se desenvolverá com aulas teóricas e práticas de música e conhecimento específico no instrumento musical.

     As aulas serão ministradas na sede do PIM (Projeto de Iniciação Musical) localizada na Rua localizada na Rua 26 C, quadra 75, 118-E,  Fazenda Coutos, parceira desse projeto junto a BCS/19ª CIPM/ PMBA.

        O projeto será dividido em 03 (três) períodos, sendo: iniciação musical, formação básica de música, e formação técnica de música; com duração de cada período de 02 (dois) anos, totalizando 06 (seis) anos de formação completa, podendo, o músico formado pelo projeto, continuar, por tempo indeterminado, participando dos grupos instrumentais que serão criados no decorrer do projeto. No último período será implantada a prática de Banda de Música e Orquestra.

      A Base Comunitária de Segurança/Fazenda Coutos deverá divulgar as inscrições do projeto para toda a comunidade, conforme for necessário para a divulgação, orientando os interessados no que for necessário, inclusive os critérios de participação.

          Havendo procura do projeto além das vagas oferecidas, caberá ao comando da BCS/Fazenda Coutos criar os critérios para selecionar os reais participantes.

          Ao final de cada período o aluno receberá, em cerimônia pública, um certificado de conclusão.

 

Nova Imagem 12

 

PROJETO KARATÊ DO SABER

O Projeto Karatê do Saber beneficia 110 pessoas, entre crianças e adolescente de 6 a 17 anos, tendo como requisito para permanência desses alunos a matrícula e a assiduidade na escola ou colégio.

Criado e coordenado pelos SDs PM Alisson Guimarães (faixa roxa) e Renan Jesus dos Santos (faixa preta), o projeto Karate do Saber teve início em Fazenda Coutos na metade do ano de 2012, com o objetivo de, junto à BCS, reforçar ou ajudar a criar um elo entre a polícia e a comunidade. 

Karatê do saber

 18ª CIPM - BCS Rio Sena

 PROJETO DE MANUTENÇÃO DE MICROCOMPUTAR 

 

       A realização de Manutenção de microcomputador visa integração entre a Polícia Militar e a comunidade do Rio Sena e Alto da Terezinha. As aulas são destinadas à jovens e adolescentes da comunidade, com idade entre 14 a 20 anos, em situação de vulnerabilidade social.                      

      Realizado no espaço Criança e família, na Rua da Bomba, próximo ao curso de mecânica da associação, iniciado no dia 08 de Maio de 2013.  

 

81ª CIPM - BCS Itinga

 MULTIPLICADORES DE TURISMO

           O principal objetivo dessa oficina  é a compreensão clara de que a atividade turística constitui-se em uma das maiores possibilidades de resgate e promoção dos valores culturais, de preservação do meio ambiente e geração de renda.

Salvador e sua região metropolitana são uma cidade cheia de atrativos que todos os anos encantam milhares de turistas. Estes, sempre saem daqui espalhando aos quatro cantos que a cidade possui muito a se admirar.

É por esse motivo que apresentamos o projeto intitulado “Multiplicadores de Turismo”, com ele pretende-se sensibilizar e incentivar a comunidade, através de visitações e exposições, a valorização do Turismo na cidade com o intuito de evidenciar os atrativos histórico-culturais, religiosos e naturais.

Os educandos tiveram aula teórica e aula prática (aula-viva)  que consistiu na visita aos principais pontos turísticos de Salvador e conhecimento de sua história.

Esse projeto piloto foi realizado com 31 alunos da Escola Solange Coelho e, devido à resposta positiva, estudamos uma forma de expandi-lo para incluirmos outras escolas e alunos do ProJovem (parceria com o CRAS).

Multi. Turismo 3

 

 41ª CIPM - BCS Calabar

CURSO DE INFORMÁTICA

Base Comunitária de Segurança é uma ferramenta adotada pelo governo e pela Policia Militar que tem como filosofia o policiamento comunitário. Tem como objetivo a redução da violência e criminalidade em localidades identificadas como criticas, promovendo assim uma convivência pacifica e harmoniosa, servir como referência aos moradores da região, além de melhorar e estreitar os laços que integram as instituições de segurança pública com as comunidades locais.

 Após inauguração no dia 27/04/2011, a Base Comunitária de Segurança do Calabar, cuja área de atuação compreende as comunidades do Calabar e Alto das Pombas, foi a primeira base a ser instalada na cidade de Salvador/BA, e desde a sua implantação o número de ocorrências foi reduzido em 90%.

Além dos serviços de segurança pública, a BCS Calabar promove cursos de capacitação, pré-vestibular, alfabetização para jovens e adultos e eventos que visam à promoção e valorização das comunidades e seus moradores. Por esse motivo, o CALABAR.NET, traz aos cidadãos do Alto das Pombas e Calabar, bem como os moradores de comunidades que circundam a área de atuação desta Base Comunitária, curso de capacitação em informática, tendo como escopo principal que os alunos aprendam a operar um computador de forma a elaborar trabalhos escolares, currículos, planilhas, apresentações de slides e acessar Internet. 

40ª CIPM - BCS Chapada do Rio Vermelho

       No dia 08 de julho de 2013 foi iniciado na base comunitária de segurança da chapada do rio vermelho o projeto viver melhor que consiste em práticas de atividades físicas para a teceira idade. Durante as aulas que serão ministradas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 08h às 10h, também serão dadas aos propensos alunos dicas para a manutenção de uma vida saudável.

      As aulas de práticas de atividades físicas serão ministradas pelas policiais militares iza carla, graduada em educação física e dariane monteiro, acadêmica de enfermagem, lotadas na bcs chapada do rio vermelho.

   Na primeira aula foi realizada a inscrição dos alunos, seguido de anamnese e prática de dinâmica motivacional.

SAM 4211 1

IMG 20130710 085425

Última atualização em Seg, 23 de Setembro de 2013 09:48  

Telefones úteis


BloggerFlickrTwitterYoutubeFacebook
Banner