Polícia Militar da Bahia

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

O ingresso na APM

E-mail Imprimir PDF

Como ingressar no CFO?

Para ingressar, você precisa se inscrever e ser aprovado no concurso para o CFO da Polícia Militar do Estado da Bahia realizado pela Universidade Estadual da Bahia.


 

Durante o CFO o aluno pode ser pode ser casado e/ou ter filho?
Sim. O matrimônio bem como a paternidade ou maternidade não é impeditivo para a realização e permanência no CFO.

 

 

Até que idade posso ingressar na APM?
Para ingressar na APM a idade limite é 30 anos até o dia da matrícula. Para as pessoas que já pertencem a PMBA não há limite de idade.

 

Posso ter tatuagem?
O candidato pode ter tatuagem contanto que fique em local que não apareça durante a utilização do uniforme policial militar.

 

Quais as etapas para o ingresso na APM?
O processo seletivo para ingresso na APM é composto por 5 fases como explicitado abaixo:
   a) prova escrita (eliminatório e classificatório) - consiste no vestibular elaborado pela UNEB o qual no último processo seletivo as questões foram distribuídas da seguinte forma:

 

- Língua Portuguesa (15 questões/Peso 4);
- Língua Inglesa (10 questões/Peso 2);
- Conhecimentos Contemporâneos (15 questões/Peso 4);
- Matemática / Raciocínio Lógico (15 questões/Peso 2);
- Noções de Direito (15 questões/Peso 2).

 b) avaliação psicológica (eliminatório) - consiste em um conjunto de procedimentos objetivos e científicos regulamentados pela Resolução n.º 01, de 19 de abril de 2002, do Conselho Federal de Psicologia, tendo por finalidade aferir a personalidade, inteligência, funções cognitivas e habilidades específicas do candidato para verificar se ele apresenta características psicológicas incompatíveis com o exercício da função policial-militar ;

c) exame médico-odontológico (eliminatório) - Será realizado por uma banca examinadora, composta por médicos e dentistas da JMES, que se destina a avaliar, mediante análise dos exames clínicos, odontológicos, laboratoriais e complementares, o estado de saúde do candidato frente às exigências do Curso de Formação Profissional e, conseqüentemente, do exercício da função policial-militar/bombeiro-militar, bem como aferir a altura mínima de 1,60m para candidatos do sexo masculino e 1,55m para candidatos do sexo feminino.

Para ser submetido ao Exame Médico-Odontológico, o candidato deverá providenciar, às suas expensas, os seguintes exames laboratoriais e complementares:

a)Hemograma completo;

b)Glicemia de jejum;

c)Hemoglobina glicosilada;

d)Creatinina;

e)Grupo sanguíneo e fator RH;

f)VDRL;

g)Reação de Machado Guerreiro;

h)TGO;

I)TGP;

j)Colesterol Total;    

k)Triglicérides;

l)Anti-HIV/HTLV;

m)AgHBs;

n)Anti-HVC;

o)Beta HCG (para candidates do Sexo feminino);

p)Sumário de urina;

q)Colposcopia, citologia e microflora e exame ginecológico (para candidatos do Sexo feminino);

r)Parasitológico de fezes;

s)Radiografia do tórax;

t)Radiografia da coluna lombo-sacra;

u)Radiografia panorâmica dos maxilares;

v)Exame oftalmológico completo;

w)Teste ergométrico;

x)Eletroencefalograma;

y)Audiometria tonal; 

z)Exame toxicológico (maconha e metabólitos derivados do Delta 9 THC, cocaína, metabólitos e derivados do merla, solventes, hidrocarbonetos, opiáceos, psicofármacos e “ecstasy” – MDMA e MDA), o qual deverá ser realizado a partir de amostras de materiais biológicos (pelos e cabelo), devendo ter uma janela de detecção mínima de 90 (noventa) dias.

d) Teste de Aptidão Física (eliminatório) - tem como objetivo avaliar se os candidatos possuem a aptidão física mínima necessária ao satisfatório desempenho das atividades inerentes ao cargo de Aluno-a-Oficial PM.

e)  investigação social (eliminatório)A Investigação Social é de responsabilidade da Coordenação de Missões Especiais – CME da PMBA. Possui caráter eliminatório e tem como objetivo verificar a conduta social do candidato, isto é, seu comportamento no meio familiar, no ambiente de trabalho e na convivência com os outros indivíduos, através do conjunto de qualidades morais, defeitos e vícios, inclusive maus antecedentes policiais e criminais para o ingresso na Polícia Militar da Bahia, sendo Indicado ou Contra-Indicado para Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar. 
 

 

Qual o grau de escolaridade necessário para ingressar na APM?
Para ingressar na APM o candidato deve ter concluído o Ensino Médio.

Última atualização em Qua, 04 de Maio de 2011 16:44  

Banner
Banner

In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Powered by RS Web Solutions