Polícia Militar da Bahia

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

O que é o Policiamento Comunitário?

E-mail Imprimir PDF

Policiamento Comunitário

          Entende-se por policiamento comunitário uma filosofia de trabalho voltado para articulação do policiamento com um contato sistemático com a comunidade a qual serve na busca de resultados eficientes que vise o melhor controle da criminalidade e da violência. Segundo Robert Trajano Wiez e Bonnil Buequeroux o policiamento comunitário é uma filosofia de estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia. Baseia-se na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos tais como crime, drogas, medo do crime, desordens físicas e morais, e em geral a decadência do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade geral da vida na área.

      Na prática do policiamento comunitário o cidadão-policial está a serviço da comunidade, disponibilizando-se para construir o bem comum, e em parceria com ela criarem uma sociedade pacífica e ordeira. Este tipo de policiamento é sensível a qualquer tipo de problema que possa ocorrer em determinado espaço territorial, e não apenas às ocorrências criminais. Tudo que possa afetar as pessoas deve passar pelo exame da polícia.

     Agindo em parceria preventiva com os cidadãos, o policiamento comunitário converte-se num serviço completo e personalizado de segurança pública, com o objetivo de explorar novas iniciativas preventivas, visando a resolução de problemas antes que eles ocorram ou se tornem graves.Isto não quer dizer que o policiamento comunitário não posssa atuar repressivamente quando a harmonia social sofra escoriações.

 (Policiamento Comunitário: Como Começar. Rj: PMERJ, 1994, p. 04)

 




Última atualização em Qui, 30 de Outubro de 2014 16:04  

BloggerFlickrTwitterYoutubeFacebookInstagram
Banner