Uniformes de atividade operacional de policiamento
Uniforme 10º
Posse- Obrigatória para Oficial e Praça, no desempenho da atividade.
Composição- Boina preta ou capacete M3. Blusa manga comprida pintado urbano. Bandeira da Bahia bordada na manga do lado direito e o brasão da PM na manga do lado esquerdo. Calça pintado urbano. Cinto preto. Cinto de equipamento preto. Meias pretas. Coturnos pretos. Divisas emborrachadas pretas na gola. Cadarço de identificação preto.
Uso- Atividades de controle de tumultos e formaturas. Nos deslocamentos no interior do quartel, ou operações que não requeiram o uso do capacete, poderá ser usada boina preta. Só poderá ser usado por fração constituído de valor mínimo pelotão e em missões de caráter externo.
Uniforme 10ºa
Posse- Oficial e Praça, no desenvolvimento da atividade especial.
Composição- Balaclava preta. Macacão preto com bombacha. Camisa interna preta meia manga. Cinto de equipamentos preto. Meias pretas. Coturnos pretos. Luvas de lã (croché trançado miúdo) pretas.
Uso- Atividades específicas de Operações Especiais, quando a situação assim determinar. Em desfiles poderão ser usadas as balaclavas baixas por recomendação do Comando Geral, e em missão de caráter externo.
Uniforme 13º
Posse- Obrigatória para Oficial e Praça, masculino e feminino, no desempenho da atividade de
policiamento ostensivo de praia.

Composição- Gorro café. Camiseta branca meia manga gola pólo com o brasão da PMBA no lado esquerdo e identificação do PM no lado direito.
Cinto café. Bermuda cáqui escuro. Meias brancas.
Tênis café tipo basqueteira cano alto.

Uso- Atividade de policiamento de praia, fluvial e lacustre. Poderá ser utilizado com capacete padrão de ciclistas na cor branca acompanhado dos
acessórios de proteção na cor preta.
A bicicleta a ser utilizada será o padrão de corrida na tonalidade cromada.
Uniforme 15º
Posse- Obrigatória para Oficial e Praça, masculino e feminino, no desempenho da atividade de operações especiais.
Composição- Gorro de selva ou Chapéu.
Camisa tipo gandola camuflado selva.
Brasão da PM na manga do lado esquerdo.
Camiseta camuflado selva meia manga identificação central à altura do peito.
Cadarço de identificação café. Calça camuflado selva. Cinto café. Cinto de equipamentos café.
Meia café. Coturno café. Divisas na gola emborrachadas café
Uso- Atividades rurais em selva e em campanha.
Atividade interna - a mesma composição, retirando-se o cinto de equipamentos.
Atividade de Instrução - a mesma composição retirando-se a camisa tipo gandola e o cinto de
equipamentos. Só poderá ser usado por fração constituída de valor mínimo pelotão.
Pode ser usado por qualquer OPM, em função da missão e do terreno.

Uniforme 15ºa
Posse- Obrigatória para Oficial e Praça, masculino e feminino, no desempenho da atividade de
operações em caatinga e cerrado.
Composição- Gorro camuflado caatinga e cerrado.
Camisa tipo gandola camuflado caatinga e cerrado.
Brasão da PM na manga do lado esquerdo.
Camiseta meia manga camuflado caatinga e cerrado com identificação. Cadarço de identificação café Calça camuflado caatinga e cerrado. Cinto café. Cinto de equipamentos café.
Meias café. Coturno café. Divisas na gola emborrachadas café.
Uso-Atividades rurais em caatinga, cerrado e em campanha. Atividade interna - a mesma composição, retirando-se o cinto de equipamentos. Atividade de Instrução - a mesma composição retirando-se a camisa tipo gandola e o cinto de
equipamentos. Só poderá ser usado por fração constituída de valor mínimo pelotão. Pode ser usado por qualquer OPM em função da missão e do terreno.

Uniforme 15ºb
Posse- Obrigatória para Oficial e Praça, masculino e feminino, no desempenho da atividade de caatinga e de cerrado.
Composição- Gorro de caatinga e cerrado cáqui escuro. Camisa especial de caatinga e cerrado tipo gandola. Bandeira da Bahia bordada na manga do lado direito e o Brasão da PM na manga do lado
esquerdo. Camiseta meia manga camuflado caatinga e cerrado com identificação.
Cadarço de identificação café. Calça especial de caatinga e cerrado. Cinto café. Meias café. Coturno de couro café. Divisas na gola emborrachadas café
Uso- Atividades rurais em caatinga/cerrado e em campanha. Atividade interna ou de instrução - a mesma composição, retirando-se o cinto de equipamentos, se estiver utilizando, e a camisa especial de caatinga e cerrado. Só poderá ser usado por fração constituída de valor mínimo pelotão. Pode ser usado por qualquer OPM, em função da missão e do terreno.
Uniforme 30º
Posse- Oficial e Praça pertencente à Unidade Aérea da PMBA.
Composição- Boina cáqui ou capacete de vôo conforme seja determinado. Macacão de vôo na cor verde. Bandeira da Bahia bordada na manga do lado direito e o Brasão da PM na manga do lado
esquerdo. Camiseta malha meia manga com identificação. Cadarço de Identificação preso imediatamente acima da linha diagonal do bolso direito a altura do peito. Borzeguim preta sem cadarços Meias pretas.
Uso- Em todos os deslocamentos com Aeronaves.
Em desfiles poderá ser utilizado sem os apetrechos

Uniforme 8º
Posse- Obrigatória para Oficial e Praça, masculino e feminino, no desempenho da atividade operacional.
Composição- Boina cáqui escuro. Camisa cáqui claro meia manga Luvas café bordadas em fio simples para Oficiais e divisas bordadas para Praças. Bandeira da Bahia bordada na manga do lado direito e o Brasão da PM na manga do lado
esquerdo. Deverá conter no bolso lado direito o distintivo do respectivo curso de formação e nome de guerra conforme padrão descrito neste instrumento (bordado). Camiseta branca meia manga com identificação. Cinto café. Cinto de equipamentos café. Calça cáqui escuro (masculino e feminino) Meias café. Coturno café.
Uso- Atividades de Policiamento Ostensivo Geral (POG), Rádio Patrulhamento (RP), Policiamento
Rodoviário (Rv) e Policiamento Florestal (Flo).
Formaturas que não exijam uniforme de representação. Deverá ser usado o capacete M1
sempre que a situação assim o exigir.
Atividade interna: - a mesma composição retirando-se o cinto de equipamentos. Atividade de
Instrução - a mesma composição retirando-se a blusa e o cinto de equipamentos.
Atividade de Trânsito - a mesma composição com cinto de equipamentos branco e talabarte e
gorro branco. Poderá ser utilizado por Oficiais e Praças em trânsito, a depender da situação.

Uniforme 8ºa
Posse- Obrigatória para Oficial e Praça, masculino e feminino, no desempenho da atividade de instrução e em eventos especiais.
Composição- Boina cáqui escuro.
Camisa tipo gandola cáqui escuro manga comprida.
Bandeira da Bahia bordada na manga do lado direito e o Brasão da PM na manga do lado
esquerdo. Luvas bordadas para Oficiais e divisas bordadas para Praças. Deverá conter no bolso lado direito o distintivo do respectivo curso de formação e nome de guerra conforme padrão descrito neste instrumento. Camiseta branca meia manga com identificação. Cinto café. Calça cáqui escuro.
Meias café. Coturnos café.
Uso- Em atividades de instrução básica, treinamento de campo e situações especiais, por
determinação do Comando Geral. Pode ser usado com o capacete M1. Quando em atividade de Policiamento Ostensivo e em festas populares pode ser usada a camisa cáqui claro meia manga por ordem do Comando Geral.

Uniforme 8ºb
Posse- Obrigatória para Oficial e Praça, masculino e feminino, no desempenho das atividades e eventos que não requeiram o 10.º uniforme.
Composição- Boina preta. Camisa tipo gandola cáqui escuro manga comprida. Luvas bordadas para Oficiais e divisas bordadas para Praças
Bandeira da Bahia bordada na manga do lado direito e o Brasão da PM na manga do lado
esquerdo. Deverá conter no bolso lado direito o distintivo do respectivo curso de formação e nome de guerra conforme padrão descrito neste instrumento. Camiseta preta meia manga com identificação. Cinto preto. Calça cáqui escuro
Meias pretas. Coturnos pretos. Cadarço de identificação preto.
Uso- Em atividades internas. Quando em atividade de Policiamento ostensivo, atividades de policiamento de festas populares, conforme instrução básica, treinamento de campo e situações especiais, por determinação do
Comando Geral. Pode ser usado com o capacete M1.

Uniforme 9º
Posse- Obrigatória para Oficial e Praça, masculino e feminino, no desempenho da atividade operacional servindo em unidade ou fração hipomóvel.
Composição- Boina cáqui escuro. Camisa cáqui claro meia manga. Bandeira da Bahia bordada na manga do lado direito e o Brasão da PM na manga do lado esquerdo. Luvas café bordadas para Oficiais e divisas bordadas para Praças.
Camiseta branca meia manga com identificação.
Cinto café. Cinto de equipamentos café.
Deverá conter no bolso lado direito o distintivo do respectivo curso de formação e cadarço de
identificação café, conforme padrão descrito neste instrumento. Culote cáqui escuro quando em atividade hipomóvel. Meias café ou meia-calça cor da pele (feminino). Botas cano longo hipomóvel café.
Uso- Atividades operacionais - Formaturas que não exijam o uniforme de representação e guarda da
OPM Hipomóvel. Deverá ser usado capacete M1 sempre que a situação assim o exigir. Atividade interna: - a mesma composição retirando-se o cinto de equipamentos. Atividade de Instrução - o mesmo uniforme retirando-se a camisa cáqui claro e o cinto de equipamentos.